No mês de março foi realizado em Viena, o Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, uma competição em Arbitragem que reuniu estudantes de Direito de diversos países. Aproximadamente 350 IES participaram do evento sendo apenas três delas brasileiras: o Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA, UERJ e FGV-SP. O UNICURITIBA chegou à fase final conquistando a 33ª colocação.

O Prof. Felipe Hasson, coordenador do grupo do UNICURITIBA, conta que esse tipo de competição internacional em tribunais simulados é de fundamental importância para estudantes de Direito. “Os acadêmicos desenvolvem habilidades de pesquisa, escrita jurídica persuasiva e advocacia oral, todas essenciais para um bom advogado. Nossos alunos vêm mostrando ao longo dos últimos dez anos, dedicação e competência que nos coloca como uma das instituições de maior sucesso no Brasil em tais competições.”

A aluna Paula Belotto André, integrante da equipe, foi premiada como uma das melhores oradoras da competição. Para ela, a oportunidade de participar do Moot foi uma experiência enriquecedora “Estar envolvida em um grupo que participa de Moot Courts exige que o aluno saia de sua zona de conforto e se coloque no lugar de um advogado em um caso real, proporcionando uma experiência de aprendizagem extremamente desafiadora e ímpar”, afirma.

Sobre a preparação para a competição, Paula conta: “Realizamos pesquisas aprofundadas sobre os temas apresentados, realizamos o preparo dos memorandos escritos e, finalmente, nos dedicamos intensamente ao preparo para as rodadas orais da competição. Vale destacar a extrema dedicação, responsabilidade e investimento que tal resultado exige, sem também deixar de ressaltar que ser orador no Moot é uma oportunidade única de conhecer pessoas do mundo inteiro, realizar networking, buscar oportunidades acadêmicas e aprender de inúmeras formas, não somente sobre arbitragem e contratos internacionais, mas também sobre o que realmente é a advocacia e o que cada um como indivíduo pode melhorar para se tornar um profissional de excelência."