No mês de março foi realizado em Viena, o Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, uma competição em Arbitragem que reuniu estudantes de Direito de diversos países. Aproximadamente 350 IES participaram do evento. Destas, três instituções brasileiras ficaram entre as finalistas: o Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA, UERJ e FGV-SP. O UNICURITIBA chegou à fase final conquistando a 33ª colocação.

O Prof. Felipe Hasson, coordenador do grupo do UNICURITIBA, conta que esse tipo de competição internacional em tribunais simulados é de fundamental importância para estudantes de Direito. “Os acadêmicos desenvolvem habilidades de pesquisa, escrita jurídica persuasiva e advocacia oral, todas essenciais para um bom advogado. Nossos alunos vêm mostrando ao longo dos últimos dez anos, dedicação e competência que nos coloca como uma das instituições de maior sucesso no Brasil em tais competições.”

A aluna Paula Belotto André, integrante da equipe, foi premiada como uma das melhores oradoras da competição. Para ela, a oportunidade de participar do Moot foi uma experiência enriquecedora “Estar envolvida em um grupo que participa de Moot Courts exige que o aluno saia de sua zona de conforto e se coloque no lugar de um advogado em um caso real, proporcionando uma experiência de aprendizagem extremamente desafiadora e ímpar”, afirma.

Sobre a preparação para a competição, Paula conta: “Realizamos pesquisas aprofundadas sobre os temas apresentados, realizamos o preparo dos memorandos escritos e, finalmente, nos dedicamos intensamente ao preparo para as rodadas orais da competição. Vale destacar a extrema dedicação, responsabilidade e investimento que tal resultado exige, sem também deixar de ressaltar que ser orador no Moot é uma oportunidade única de conhecer pessoas do mundo inteiro, realizar networking, buscar oportunidades acadêmicas e aprender de inúmeras formas, não somente sobre arbitragem e contratos internacionais, mas também sobre o que realmente é a advocacia e o que cada um como indivíduo pode melhorar para se tornar um profissional de excelência."