A cada semestre, o Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UNICURITIBA realiza sua Aula Inaugural com o objetivo de apresentar temas relevantes e atuais para os alunos. Para o 1º semestre de 2018, dois nomes expressivos vieram palestrar: Beryk Salab, Talent Attraction do Ebanx, e Gustavo Schmal, consultor em gestão de tecnologias. O evento aconteceu em 13 de março, no Miniauditório.

Beryk falou sobre metodologia ágil e a relação desse conceito com a empresa em que trabalha. “Para nós do Ebanx, agilidade é você saber aplicar seu conhecimento técnico, mas não ter medo que, de repente, ele não seja suficiente. Então essa agilidade se traduz em identificar o que se aplica ao negócio”, explica.

Ela ainda diz que é indispensável para os novos profissionais se conhecerem. “Esse é um ativo muito importante. A pessoa se conhecer, saber o que consegue e o que não consegue fazer, o que ela quer, o que ela ainda precisa aprimorar... Isso de maneira rápida. A gente fala muito de errar, mas errar rápido. Eu posso errar. Nós adoramos erros, adoramos insucesso, mas eu tenho que ser ágil em identificar esse erro e corrigir”, detalha.

Já Gustavo ministrou a palestra intitulada “Desmistificando o Big Data”.

“O Big Data é um conjunto de tecnologias e plataformas que analisam e convertem uma vasta quantidade de dados em informações, que podem ser utilizadas de forma prática, criando valor e habilitando modelos de negócio inovadores”, esclarece.

O conceito de big data é extremamente importante para os alunos do curso.