ico face topo    ico youtube topo    ico twitter topo    ico instagram topo    ico snap topo

Trabalhar com prazos curtos é uma realidade dos profissionais da área criativa. Pensando nisso, o Curso de Design Gráfico desenvolveu o Design Overnight, um evento em que os alunos passam a noite cumprindo diversos desafios criativos, em uma simulação real de mercado. A atividade, em sua 2ª edição, aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro e contou com a participação dos acadêmicos de todos os módulos do curso.

Como forma de introduzir o briefing dos trabalhos, os estudantes assistiram a uma palestra ministrada pelo Instituto Sensorial Brasileiro, com foco nas maquiadoras com deficiência visual, que fazem parte de um trabalho de incentivo ao empreendedorismo. A partir dessa introdução, o briefing foi passado: todas as equipes deveriam criar uma campanha para auxiliar o Instituto a arrecadar fundos por meio de financiamentos coletivos.

Divididos em dez equipes identificadas por cores diferentes de camiseta, os estudantes trabalharam em oficinas práticas, orientados por professores do curso, egressos, chamados Anjos da Guarda, e designers profissionais convidados. Eles tiveram diversos prazos curtos para entregas parciais, além de algumas atividades lúdicas. Como parte da identidade visual do grupo, os alunos criaram uma marca/nome da equipe, customizaram as camisetas, elaboraram uma paródia e um grito de guerra.

De acordo com o Profª Adriana Linhares, coordenadora do Curso, o evento ocorre por meio de um processo chamado “repentinas de design e criação”. “São acontecimentos divertidos que ocorrem de modo súbito e que são verdadeiros desafios criativos a partir de briefings elaborados antecipadamente, com base em aprendizados relevantes em design e com grande impacto cognitivo”, explica.

Durante a noite, eles realizaram diversas apresentações parciais e participaram de uma caça ao tesouro, liderada pelo Prof. Marcos Merlin e mediada pela Profª Neusa Palmieri. A gincana contava a história da Instituição em fotos e pistas. O prêmio para essa atividade foi uma caixa de brigadeiro para a equipe vencedora: a Cinza.

Após uma madrugada de muita produtividade e criatividade, os grupos se reuniram para apresentar as campanhas desenvolvidas por completo. Todos realizaram um ótimo trabalho, e a primeira colocada foi a Equipe Rosa, que recebeu o troféu Design Overnight.